A Atlética

O que faz uma atlética? 

É uma instituição administrada pelos alunos de comunicação que visa promover o esporte dentro da universidade. Organizamos treinos, formamos times e disputamos campeonatos. A intenção é que a PUC seja representada em alto nível nas mais diversas competições. Nossas cores são o azul e o amarelo e nosso mascote é o Pucão. 

Também organizamos eventos, festas e cervejadas destinadas a juntar fundos (não recebemos aporte financeiro da universidade) para manter nossas equipes e promover a melhor vivência universitária para nossos alunos. 




O INÍCIO

A atlética foi fundada no ano de 2001, pelos puquianos Nikão e Barça. Naquele ano, uma faculdade havia sido expulsa do JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) e então, outra precisava tomar este lugar nos jogos. Os dois se organizaram e criaram a Atlética de Comunicação da PUC-SP. 

Em 2002, a PUC-SP participa de seu primeiro JUCA, e nessa época surge também o Pucão, nosso mascote oficial. Atualmente podem jogar o JUCA os alunos dos cursos de arte, artes do corpo, jornalismo, multimeios, publicidade e propaganda, tecnologia e mídias digitais e turismo.

Passado muito tempo e muitas dificuldades, a Atlética de Comunicação se consolidou dentro da PUC e do meio universitário com seus eventos e times.


No esporte, destaque para o Cachorro Louco, time de futsal e futebol. A equipe disputa os principais campeonatos universitários de São Paulo, sempre brigando por títulos. Em 2011, foi vice-campeão do JUP, e em 2014, vice do SAMPIRA no futsal e no futebol de campo. O título mais importante do Cachorro é o de campeão do JUCA 2008 no futebol de campo. Ainda no esporte mais popular do país, temos o Pegada Louca, time de futsal feminino conhecido e temido por sua força dentro das quadras.


Atletas do Cachorro Louco de 2008

Outro destaque do esporte puquiano é o time de guerreiras do Vôlei feminino, segundo lugar no JUCA 2014 e grande força dentro dos principais torneios universitários de São Paulo. Colecionando boas participações nos últimos anos, os times de Vôlei masculino, Handebol e Basquete também marcam presença no JUCA, sempre honrando as cores da PUC.

Time feminino de Vôlei da Atlética de Comunicação da PUC de 2014


.Ainda temos o Rottwiller, time de rugby masculino, fundado em 2011 e já com expressivas participações no tão almejado JUCA. Mas o time com mais medalhas da Pontifícia é o dos esportes individuais. Tenistas, mesa-tenistas, nadadores e enxadristas chegam a todas edições do JUCA como favoritos e quase sempre trazem o ouro para nossa amada PUC!

Essas equipes e atletas são os legítimos representantes do nosso lema, a Raça PUC, que significa a dedicação, não importando a adversidade, de todos que defendem nossas cores.

PARA AGITAR

Para dar aquela força aos times durante os jogos, temos a Bateria do Pucão. Ela surgiu no ano de 2003 e é formada apenas por estudantes. Para participar, não precisa saber tocar nenhum instrumento, nos ensaios o pessoal com mais tempo de bateria ensina a galera nova a tocar. Entre em contato para mais informações através do Facebook.


MITO

A história da Atlética conta com diversos mitos que compõem o imaginário puquiano. O maior deles é Perna. Não a Perna, ou o Perna, simplesmente Perna. É a entidade maior, o santo graal que desde o início de nossa história traz alegria para nossas festas e celebrações, sempre servindo de taça para a tão querida cerveja.



VAMO BEBER PUQUÊ!

Além das festas do JUCA, também fazemos uma cervejada dentro da PUC. É o Vira-lata, criado em 2009, pelos ex-presidentes Edson Castro e Vinícius Hamburgo. Em pouco tempo se consolidou como o esquenta preferido dos puquianos, sendo parada obrigatória antes da tradicional balada de sexta.

Até o meio de 2011, o evento era realizado na COMFIL, o antigo prédio de comunicação. Com a mudança dos cursos de comunicação para o prédio novo, o Vira-lata começou a ser realizado periodicamente, às sextas-feiras, na prainha (em frente ao refeitório do Campus Perdizes), a partir das 20h30.



FAÇA PARTE!

Não deixe os melhores anos de sua vida passarem em branco. Aproveite ao máximo a experiência universitária. Mesmo que não seja um super atleta, vá aos treinos, não excluímos ninguém. Venha às festas, de uma passada nos Vira-latas, e claro, VÁ AO JUCA!

Se quiser se envolver ainda mais e fazer parte da gestão da Atlética, cole nas reuniões! Elas acontecem todas as terças feiras, às 21h, na nossa Casinha, que fica na Rua Ministro Godói em uma porta localizada antes da Agência PUC.


Fale conosco através do Facebook ou mande um email para